quinta-feira, 11 de outubro de 2012

E mais 3 dias passaram a correr!...


Ao longo destes dias vimos e tratámos muita coisa e com muito nos surpreendemos.


Os dias de Bloco são 3ª, 4ª e 6ª feira, no entanto, se sobrar alguma cirurgia de 4ª feira operamos na 5ª feira.



Na terça-feira:

Começamos com passagem de visita, seguindo para o Bloco Operatório (BO) de seguida.
- Jovem de 31 anos, sexo feminino, internada para éxerese de miomas uterinos. Uma vez que, intraoperatoriamente, os miomas tinham um aspecto suspeito, com dimensões de cerca de 6-8 cm diâmetro, sem plano com a cavidade uterina, dado não existir a possibilidade de realizar um exame extemporâneo, realizei uma histerectomia...com a ajuda preciosa da Dra Priscila Cummings, médica especialista de Ginecologia/Obstetrícia, formada nos USA – uma simpatia...




- Jovem também com 31 anos, com um ameloblastoma gigante da mandíbula (tumor ósseo “benigno” mas com comportamento muito agressivo). Foi realizada inicialmente uma traqueostomia com anestesia local (para assegurar a via aérea, já que não existe fibroscópio) e posteriormente uma enucleação tumoral...pequena cirurgia esta?!?!
Vejam as imagens...





Vimos e ajudámos em correcções de fístulas vesico-vaginais  – causadas na maioria por trabalhos de parto demasiadamente prolongados e em alguns casos com nados mortos.

Exérese de um shunt ventrículo-peritoneal, numa criança com hidrocefalia, por sua infecção.




Doente com hipertrofia benigna da próstata, ao qual foi realizada prostatectomia transvesical.




Saímos do BO às 19:30 e seguimos para casa... normalmente, o jantar é às 19h...
Neste dia tivemos um plano especial, participámos num programa de rádio (como observadores) chamado ABC da saúde, com o patrocínio do leite em pó Kerry Gold, no qual o Dr Foster foi falar sobre Hidrocefalia... (programa semanal com temas variados, para a semana será “Epilepsia”). Dura cerca de 1 hora e meia, com os 30 últimos minutos reservados para perguntas do povo... (as perguntas são reallizadas por SMS, uma vez que há o receio de declarações políticas e politizadas anti-governo). Semanalmente são premiados 2 dos ouvintes com as perguntas mais pertinentes com 1 kg de leite em pó, uma t-shirt e um boné do patrocinador... (e esta hem...)




 


De seguida, para casa já a sonhar com a caminha...
   



É quarta-feira...


Dia ideal para mostrar mais um pouco de Angola...








Os doente operados apresentavam uma boa evolução.


Mais um dia de BO...

Correcção de hérnia epigástrica realizada por nós os dois.




Exploração cervical de nódulo da linha média, inicialmente suspeita de quisto tireoglosso, que se veio a verificar tratar-se de um quisto dermóide. Sua respectiva exérese também realizada pelo duo “maravilha”.





Realizei uma Endoscopica digestiva alta na tentativa de remoção de uma pilha de relógio do esófago médio, engolida por uma criança de 11 anos. O exame foi realizado sob sedação, não foi conseguida a remoção do corpo estranho, mas foi possível a sua progressão para o estômago.  O Raio X de controlo mostrou a pilha no cólon sigmóide...

Tivemos várias cirurgias ortopédicas ao longo do dia, mas o melhor estava para vir...
Uma criança de 2 anos, com ânus imperfurado, com colostomia derivativa realizada aquando do nascimento, admitida para cirurgia de reconstrução do trânsito gastro-intestinal (TGI) electiva, foi realizada pela Margarida uma laparotomia... qual não é o nosso espanto quando constatamos de o cólon está invertido (apesar de não ser um situs inversus clássico). Verificou-se que na extremidade distal da colostomia um mega recto, tão distendido que seria disfuncional para uma reconstrução de imediato. Foi então realizada uma ressecção do recto alto, tornando a colostomia terminal (ainda pela Margarida), e confeccionada uma fístula mucosa do coto rectal restante (desta vez fui eu... :) a Cirurgiã deixou...).






Ufa! A ver vamos...




5ª feira... dia para recuperar o atraso e operar os doentes que, graças aos casos mais complicados do dia anterior, tiveram que ser adiados.

À porta da Clínica...


                                        



A iniciar o dia, às 8h, pequeno culto evangélico, no corredor das consultas.





 Visita à enfermaria...




A infernizar os enfermeiros que não estão habituados a ter médicos que queiram fazer os pensos, mexer nos tubos, fazer perguntas, tentar obter respostas!!! O nível de conhecimentos da equipa de enfermagem (segundo o Dr Estevão em todo o País) é muito baixo e muitos nem têm um curso superior. O desinteresse para com os doentes é muito frequente, estando muito associado a uma questão cultural (eu e os meus versus os outros). 

De um modo geral, todos os doentes operados no dia anterior encontravam-se bem, à excepção do pequeno Lucas (o rapaz da cirurgia colossal, com ânus imperfurado, que foi premiado com uma extraordinária indução anestésica, que incluiu tentativas não conseguidas de entubação, entubação gástrica insistente, até que foi conseguida a entubação orotraqueal efectiva). Encontrava-se febril...pneumonia de aspiração? A ver vamos...As condições anestésicas (pré, intra e pós) não são as melhores por parte do “anestesista”, os enfermeiros anestesistas dentro das dificuldades existentes são bastante competentes e cuidadosos.


Mas há muitos, tal como o Dr Estevão, que tentam fazer mais e melhor pelo povo Angolano, apesar de todas as dificuldades e défices existentes, nesta sociedade tão desigual. E mesmo assim, encontramo-nos num pequeno oásis da cirurgia neste país...



Fomos ao BO operar os casos que tinham sido adiados do dia anterior. A mim e ao Jorge calhou-nos o doente da prostactectomia transvesical, que realizei já com alguma autonomia, sob a supervisão do Dr Foster. 

             

                                                                 

Outros 2 casos, do foro Ortopédico, foram realizados simultaneamente.


Antes da tarde de consultas fomos almoçar. Às quintas-feiras...peixe seco (salgadíssimo), com pirão (uma espécie de papa de farinha de milho) e uma ervas estranhas (que parecem esparregado, mas sabem a tabaco)...uma delícia...eu ainda tentei comer, mas o Jorge já desistiu deste prato! Assim, fomos à cantina (pequena casa, que fica praticamente ao lado do refeitório e que funciona como um bar)...4 paredes, onde se vendem várias bebidas enlatadas, mas onde uma jovem confecciona algumas refeições simples e deliciosas. Desforrámo-nos com uma fantástica coxona de frango assado, com batatas fritas (tudo feito na hora). Soube-nos pela vida!


                                        



Até às 19h estivemos nas consultas, a acompanhar o Dr Estevão, que é sempre o último a sair. 18 consultas, do mais variado que há em termos de patologias (médicas e cirúrgicas). Muita gente só vem ao CEML porque ouviram falar bem do Dr Estevão, a fama precede-o en Angola.

Alguns casos bizarros...


          














                            
                                         

Obrigado pelos vossos comentários....



9 comentários:

  1. Ohhhh!!! quero mais pormenores das cirurgias e casos ortopédicos!!!! Não sejam maus!!!! O rx e a foto é de mão bota radial bilateral... muito dificil de tratar mesmo civilização!!! Ainda pior com essa idade!!! bjinhos aos dois!

    Joana Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não vais também? Com tantas motas chinesas a cair, o que não faltam agora em Angola são casos ortopédicos...

      Eliminar
  2. Olá Meg e Jorge!
    Muitos Parabéns por esta iniciativa! Estou radiante e a vontade de regressar a Angola é crescente...
    Imagino e vejo como a vossa presença aí está a fazer autênticos milagres na vida de muitas pessoas. Estou a adorar as fotos e os posts, por favor continuem. Quem sabe, motivam outros colegas (médicos e não só) a fazer o mesmo tipo de experiência. Em terras onde há falta de tudo, é possível ser útil desde a tarefa mais simples à mais complexa.
    Fica já aqui registado que quando regressarem (já está marcado o regresso?) temos mesmo que marcar o almoço/jantar/convívio há tanto adiado... sim? Beijinhos e continuação de Boa Missão!

    ResponderEliminar
  3. Impressionante!!! Nós realmente vivemos numa redoma!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser por isso que se não mudarmos nos sentimos abafados! "Capisce?"

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  4. Parte I (séria):
    Já tenho a certeza de que haveis de aí voltar... e que aí vos hão de querer.
    Hoje 13 de Outubro, as cerimónias de Fátima tiveram peregrinos de todo o mundo. O mundo é só um, e é vosso, é o que fizerem dele em Lubango, no Porto, em Nova Iorque, em Dili, etc.
    Continuem!

    Parte II :
    Depois de diários de uma semana, ainda não descortinei o que fazeis à noite em Àfrica! Espero que tirem muitas fotos.

    Filipe

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. VEJO QUE RECONSIDERARAM E MANTIVERAM OS RELATOS SOBRE AS VOSSA ACTIVIDADES DIÁRIAS POR AÍ . CAMÕES TAMBÉM NÃO PRECISOU DE COMENTÁRIOS PARA CONTINUAR A ESCREVER OS LUSÍADAS . PORTANTO MUITO JUÍZO E NÃO DESILUDAM OS VOSSOS LEITORES ATENTOS . BEIJINHOS AOS PIMPOLHOS.

    ResponderEliminar