quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E começa a semana... aqui em Angola começa à 2ª feira!



            Acordar às 6:30 porque às 7h é o pequeno-almoço.

            A caminho da Clínica mais uma fotografia de um grupo de cerca de 8-9 jovens carregados de vassouras.






               À chegada por volta da 8:15, na entrada decorre uma cerimónia evangélica, claro... com os doentes e os médicos na assistência.

              


            O dia começa como sempre, visita à enfermaria, o doente da colecistectomia está  a ter uma excelente evolução e poderia ter alta brevemente, mas ainda estamos a perceber como tudo se processa aqui... o doente do espinocelular operado por mim, como é obvio não lhe mudaram o penso e portanto, tirá-lo foi uma aventura só possível com muito soro e dor do doente, os cuidados de penso são limitados.

            Vimos a colheita de análises, uma maneira engenhosa, uma vez que não há frascos de colheita com vácuo ou outros meios de sucção, só graças à força manual da enfermeira... 





          O dia de 2ª feira é todo reservado para consultas, excepto se algum caso urgente/emergente aparecer no Serviço de Urgência. Então estivemos a observar o Dr Estevão a realizar as suas consultas com patologia muito variada e tivemos a oportunidade de realizarmos num gabinete consulta isoladamente, onde pudemos constatar que ser cirurgião em Angola é muito mais... é ser clínico geral, neurologista, neurocirurgião, gastroenterologista, pediatra, ortopedista... 


                                          

      Pela primeira vez desde há vários meses choveu... durante cerca de uma hora... muito mesmo... parecia o Inverno (hoje em dia até o Verão) de Portugal, mas um curtinho, durou cerca de 1 hora...

            A chuva afugentou os doentes e portanto às 16:30 já tinhamos acabado... aproveitámos e fomos ver o Cristo Rei, um dos quatro no mundo com esta designação...













 Mais um dia...


Pequenos Acrónimos a reter:

TAAG – Think Again About Going
FAV – Family Assisted Ventilation (já que não existem ventiladores funcionantes e muito menos cuidados intensivos, uma família consegui manter o seu “pai” vivo durante 5 dias com Ambu)
P W A – People With AIDS


            Infelizmente, a quantidade de trabalho e a falta de motivação porque os nossos visitantes não comentam :)... não nos vai permitir escrever novas mensagens diariamente. Tentaremos manter-vos actualizados sempre que possível.

6 comentários:

  1. FANTÁSTICO!
    Parabéns Margarida e Jorge! Ânimo a levar a Cirurgia Geral até aos confins do mundo, e regressar cheios de riquezas interiores apesar de com uns dólares a menos (aí são os "intermediários" que os exigem, mas aqui também os temos: todas as semanas um imposto novo!!!).
    Parece que precisam aí de uns pensos de vácuo... improvisem: talvez a família, assim como dá ao ambu, também possa aspirar... não?

    ResponderEliminar
  2. Não deixem de escrever....
    Vou esforçar-me por comentar....
    De facto, é até chocante ver as condições, mais é de uma alegria contagiante ver como se trabalha tão bem, com tão pouco!
    Deduzo que a colecistectomia não tenha sido laparóscopica por não haver material...
    Fiquei curiosa por saber a patologia da tumefacção inguinal....
    Continuem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários... já estamos neste momento a reconsiderar a hipótese falada...
    Bem, Laparoscopia.... Ah! Ah!... Só na Namibia! Vimos um senhora submetida a Col Lap em Windhoek... Mas o Dr Estevão disse logo... não pensem que vão ver Laparoscopia aqui... aqui é Cirurgia Aberta!
    Hoje vi 2 pinças de laparoscopia no BO ainda embaladas como em 2000...
    Tumefação inguinal... mtx inguinal de 1º desconhecido... a anatomia patológica que não temos, apenas existe em Luanda é famosa por errar segundo o Dr Estevão. Vai-se remover a massa inguinal.

    Bjinhos e continua a comentar :)

    ResponderEliminar
  4. Fantástica a vossa iniciativa!
    Parabéns aos dois!

    Não parem é de escrever coisas! As vossas aventuras, histórias e fotos são fantásticas! Já têm (pelo menos) uma fã!

    Beijinhos e boas aventuras por aí!

    Cláudia

    ResponderEliminar
  5. E cá estamos nós a ver fotos que são de certeza de momentos "PARA MAIS TARDE RECORDAR"...
    Fiquei na dúvida se a enfermeira estava a aspirar o tubinho para "sugar" o sangue? tipo como para retirar o combustível dos carros...
    Continuem a postar!!! Que a malta fica cá a salivar!!!
    Muitas beijocas



    ResponderEliminar