quarta-feira, 24 de outubro de 2012

2ª Feira e começa tudo outra vez... talvez não!



Hoje mudámos um bocado o nosso horário habitual, em vez de irmos para as consultas de manhã, fomos visitar o Hospital Central de Lubango – Hospital Agostinho Neto, inaugurado pela Sua Excelência o Presidente Eng. José Eduardo dos Santos!!! (Sócrates?)...









O edifício foi recentemente remodelado, em 2008, apresentando uma área limpa e verde circundante ao hospital. No parque de estacionamento do hospital estavam estacionados veículos que ainda não tínhamos observado desde que aqui estamos, as ambulâncias do INEMA... cerca de 12 no total, claro que algumas tinham este aspecto... Uma delícia!






Depois dirigimo-nos para a entrada do hospital, enquanto aguardávamos a chegada do nosso anfitrião Dr Buaki. Levou-nos a conhecer o Dir. Clínico do Hospital que teve de autorizar a nossa visita. Passada então essa formalidade começámos a nossa visita.
Ficámos agradavelmente surpreendidos... deparámo-nos com um hospital limpo, corredores largos,  bloco operatório impecável, enfermarias com cerca de 60 camas por andar, com 7 andares (é só fazer as contas...), com boas condições de internamento.





Um bom equipamento imagiológico com TAC, RX e 3 ecógrafos. Têm também uma sala de Oftalmologia com boas condições.



     



A urgência, um bocado mais caótica, pessoas nos corredores, um espaço mais exiguo, sem lugar no internamento para colocar os doente.



E uma área VIP, sim, uma área VIP (Very Important Person). Quem estiver na disposição de pagar pela sua consulta/cirurgia/internamento, tem uma área dentro do próprio hospital para esse efeito... (e esta hein...)


Saímos do hospital perto da hora do almoço e fomos em busca da verdadeira comida Angolana... após 1 hora e 30 minutos de caminhada, de termos saído de um restaurante porque só tinha comida portuguesa, desistimos e almoçámos mesmo naquele sítio, alí... pela módica quantia de 50 dólares, dois pratos (uma miséria e nada tradicionais) e uma sobremesa (muito boa – baba de camelo)...  E mesmo assim não conseguimos encontrar a famosa comida Angolana...













Há neste país um desvio do seu tradicional, uma falta de orgulho no seu próprio produto, na sua comida; o que é bom é o que é estrangeiro...

Apanhámos um táxi e ainda chegámos a tempo de passar visita a alguns doentes e assistir a uma consulta (suspeita de refluxo gastroesofágico)





3ª feira  - Bloco Operatório!!!!


Toca a acordar... 7 horas pequeno-almoço....
De manhã não esquecer, passar visita... o RX da pequenita de 4 anos que vos falei no post anterior...



Hoje fiz a minha 2ª Histerectomia, nada mau...



A Margarida aproveitou esse tempo para realizar uma tumorectomia mamária (sob anestesia local) numa enfermeira da clínica e uma exérese de um quisto ovárico de cerca de 12 cm de diâmetro com anexectomia direita.


Procedemos à colocação de um enxerto dermoepidérmico numa úlcera da perna direita com pele da coxa esquerda, retirado com este aparelho eléctrico que faz cortes uniformes... (em Portugal habitualmente os  cortes são mesmo manuais).


Já chega... 4ª feira há mais!

Fomos para casa estudar que a 3ª à noite está destinada ao programa rádio do qual já vos falámos, tendo tido como tópico desta semana a sobejamente conhecida patologia cirúrgica - osteoporose. :)


Correu muito bem, respondemos às perguntas e fomos falando sobre o tema em questão... Acabou por ser giro apesar de não ser uma patologia da nossa área.




4ª feira -  Antes de irmos para Kaluquembe mais um dia de bloco...


Mais cenas no próximo capítulo... (em princípio em Kaluquembe não vamos ter rede, ou tempo –cirurgias das 8:00 até às 22h... portanto só lá para Domingo é que temos novidades).

7 comentários:

  1. Fiquei deveras admirada com as condições do hospital central de Lubango... Mas várias dúvidas:como é o "serviço nacional de saúde" angolona, ou seja, quem pode aceder a esse hospital, e são pagas taxas moderadoras?
    Em relação à zona "VIP"... não é novidade!O próprio StMarks, tem isso... uma área de internamento para doentes privados, e os cirurgiões têm um período de consultas/exames privados, o que até é bom, pois uma percentagem é para financiar o Hospital!E até vos digo, os doentes do piso privado eram habitualmente os últimos a terem visita médica.....
    Continuasse a ver lixo.... e mais lixo nas ruas....algo assustador!
    Em relação "o que é estrangeiro é bom"... acho que é o mal de todos nós! :)
    Fico à espera das notícias no domingo!
    Força aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois para que conste, também o antigo Hospital Distrital de Matosinhos tinha área VIP, paga, que ajudava a financiar o Hospital e também esses doentes eram vistos sem prejuízo dos da enfermaria.
      Mas... então em que ficamos? Lubango andou para a frente, Matosinhos para trás? Quem é o director aí?

      Eliminar
  2. Mais uma nota... se "médico que só sabe medicina nem medicina sabe".... então "cirurgião que só sabe cirurgia, nem cirurgia sabe" !!!!
    Por isso tenho a certeza que foram um sucesso a falar de OSTEOPOROSE!

    ResponderEliminar
  3. BOm Ver as vossas " aventuras"!
    Parece uma estadia muito interessante, de vários pontos de vista!
    Força aí, aproveitem e uma força grande também para esse povo!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Não me digas que voces são os responsáveis pela Mixordia de Tematicas da Radio Angola

    ResponderEliminar
  5. E continua a tradição dos internos do pedro hispano "calcurrearem" as terras estrangeiras em busca de restaurantes...

    Aproveitem os ultimos dias !!

    ResponderEliminar
  6. Vá, não falem mal de Portugal, porque nós cá também temos a "máquina" para colheita de enxerto....não há é lá em Matosinhos...mas em Gaia eles por vezes usavam!!!
    E quanto tempo demoram a servir nos restaurantes?!? Não se esquecem dos pedidos?!?

    Muitas beijocas

    ResponderEliminar