sexta-feira, 19 de outubro de 2012

...E já chegámos a meio desta viagem....

4ª feira

Sem dúvida, Angola é um País de contrastes! Há locais de uma beleza inesquecível, mas a desorganização e sujidade em que muitos angolanos parecem gostar de viver é algo que nos choca e confunde frequentemente.

Mais uma vez a caminho do hospital...

                        

                                  



Dia de cirurgias, após a usual visita aos doentes que operámos nos dias anteriores. O trabalho é igual para todos, fazemos parte do corpo clínico.

A bela dupla começou a dia a remover uma “hérnia inguinal”, que na realidade era um lipoma volumoso, e a corrigir uma verdadeira hérnia inguinal pela técnica, muito falada entre cirurgiões, de Shouldice.

Após ter realizado a minha primeira histerectomia no dia anterior, ajudei agora a muito simpática e diligente colega de Obstetrícia, Priscilla Cummings, numa histerectomia radical, com esvaziamento ganglionar ilíaco...um espectáculo, “flawless”.


                  


                        

Isto, enquanto o Jorge ajudava o Dr Estevão em 2 procedimentos: 1 uretroplastia e 1 Nissen (aberto, claro).

Ao sair do bloco, já a anoitecer...

                 

                                                               




5ª feira...o dia dos “restos”...que acabou por não o ser.


A caminho do trabalho, assim como estes 2 jovens a caminho da escola, com os respectivos bancos em que se sentam diariamente.




Habitualmente, a 5ª feira é para operar os doentes que não pudemos operar no dia anterior. A estes juntam-se por vezes doentes da urgência...foi o que aconteceu neste dia.

Aqui está a sala de recobro...nada mal...mas reparem que não há monitores e este é um local frequentemente de passagem, já que a maioria dos doentes faz o verdadeiro recobro na enfermaria. Se a administração do nosso hospital sabe que isto é possível...








Foi uma delícia...fiz a minha primeira cesariana, sob orientação de um outro colega extremamente competente e interessado, emergencista de formação nos EUA e esposo da Dra Priscilla – Dr Daniel...”demos à luz” um bebé do sexo masculino, cheio de vitalidade.



Entretanto, tinha chegado ao SU um jovem de 26 anos, com febre e dor abdominal com 4 dias de evolução, que apresentava agravamento progressivo do estado geral, já com alteração do estado de consciência e um abdómen agudo, carecendo de exploração cirúrgica urgente. O Jorge realizou uma laparotomia exploradora, com identificação de trombose venosa mesentérica, sem outras alterações de relevo. Aquando da entubação foi observado material epitelial a ser exteriorizado, tendo-se interpretado o caso como difteria. O prognóstico era já sombrio, tendo o doente falecido 5 horas após a cirurgia. A sua sobrevivência já seria difícil num hospital como o nosso, com Unidade de Cuidados Intensivos, quanto mais nas condições existentes.



Ao fim da manhã, acabámos da mesma forma...encharcados!


 


À tarde...consulta com o Dr Estevão. Observámos, como já é habitual, uma grande variedade de casos...desde uma senhora com um bócio com 10 anos de evolução, a um senhor com um tumor da cavidade nasal já tri-recidivado, a um jovem com um “desvio da coluna” (segundo a radiografia e o médico do hospital onde a havia realizado) mas que não se traduzia ao exame físico, a uma jovem praticamente amaurótica desde há 1 ano, mas sem nunca ter sido efectuado um estudo aprofundado do caso, a uma senhora idosa com perdas hemáticas vaginais há mais de 1 ano que apresentava um tumor gigante do cólo do útero, a uma jovem com crises epilépticas (15/15 dias) “intratáveis”, que já apresentava um nítido défice cognitivo sequelar, sem nunca ter sido devidamente estudada...foi um dia de casos desgraçados, emocionalmente pesado...







É 6ª feira...Yeahhh, trabalhei a semana inteira....


Lembram-se da jovem do ameloblastoma mandibular? E ainda não é o resultado final...


Dia de endoscopias (cistoscopias na sua maioria, e algumas EDAs). Foi bom para treinar o manejo do endoscópio, que nunca tínhamos tido a oportunidade de realizar. Eu e o Jorge pudemos fazer, cada um, 2 EDAs e várias cistoscopias!




Ao início da tarde coloquei um dreno torácico para drenagem de um piopneumotórax, numa menina de 4 anos...O Jorge entrou numa prostatectomia transvesical.



Olhem a delícia de tesouras que temos...não há agrafos, logo não há tira-agrafos, só temos estas fabulosas tesouras...já não nos voltamos a queixar das tesouras do Pedro Hispano (...ou talvez não).



É pouco habitual, mas hoje conseguimos observar o entardecer já fora do hospital.








And...Pizza night (the last one)...já que na próxima 6ª feira estaremos no Hospital de Kalukembe.

5 comentários:

  1. Meus amigos....
    Tanta experiência científica, prática cirúrgica, experiência humana e pessoal!
    Impressionada com o que se consegue fazer com tanto pouco, e pensar como às vezes se faz tão pouco com tanto! :)
    Continuem a aproveitar na metade que falta...
    E Jorge...guarda uns euros/dolor para garantires que as malas chegam ao Porto!
    Beijinhos
    Ana Povo

    ResponderEliminar
  2. As fotos serão efectivamente para mais tarde recordar, mas acho que a experiência já não vai a lado nenhum...vai estar para sempre dentro de vocês!!! Eh lá...estou nostálgica..lol!!!
    Muitas beijocas de Santa Maria da Feira e Matosinhos, Portugal

    ResponderEliminar
  3. Depois de algum tempo que não tive oportunidade de passar por aqui para ver as notícias, hoje estive a ler as novidades e realmente a experiência a cada dia que passa parece ser cada vez mais enriquecedora! Dá para perceber que quando estamos longe destas realidades tendemos a esquecermo-nos delas, é muito importante sermos relembrados que existem pessoas no mundo com grandes carências e que vocês no blogue descrevem muito bem! O estado de pobreza das imagens é impressionante num país que com tantas riquezas naturais poderia dividir a riqueza de uma forma muito mais equitativa! Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  4. Oh meninos, tenho problemas com esta nova tecnologia dos blogs e dos comentários :( é da idade ;) Mas tenho seguido atentamente as novidades... aproveitem muito, daqui a pouco já estão de volta!
    (ah enviei-vos fotos do jantar com o pedro para "matar saudades", não sei se chegaram!)

    ResponderEliminar
  5. "O trabalho é igual para todos, fazemos parte do corpo clínico"
    Talvez em Matosinhos devessemos copiar Lubango...
    Como sabeis, metade de mim vai hoje também para Angola. É bom ver que neste século XXI o intercâmbio e o benefício são mútuos, ao contrário da exploração do século passado. Passo a passo havemos de melhorar o que as gerações precedentes estragaram. Vocês são disso um sinal.

    ResponderEliminar