domingo, 7 de outubro de 2012

Um domingo como outro qualquer...ou não



D4 em Angola – 7/10/2012


Mais um dia extraordinário, recheado de uma multicultaridade riquíssima.

Iniciámos o dia bem cedo, com o pequeno-almoço às 7h, já que tínhamos combinado com o Dr Estevão ir assistir à cerimónia dominical da Igreja Evangélica, da qual é missionário (assim, como a sua família, desde os avós). Foi um momento único. Para nós que somos católicos foi muito bonito ver uma outra forma de adorar Deus e o seu filho Jesus. O espaço é muito menos intimidador, mas também muito mais simples, menos grandioso – é um salão numa casa, sem grandes pretensiosismos. Não adoram santos, apenas a Jesus e as cruzes que encontramos não têm Jesus crucificado...levam muito à letra o facto de Jesus ter ressuscitado. Algo que eu achei maravilhoso foi o facto da cerimónia ser praticamente toda cantada, não só pelos coros (2 neste caso, mas há igrejas evangélicas que muitas vezes têm 3 ou 4 coros), mas por toda a comunidade. Cada um dos coros cantou à capela de um modo inesquecível. Ainda foi nomeada a nossa presença pelo ancião da cerimónia (e director do CEML – Dr Daniel Estevão). À saída, o pastor a cumprimentar todas as pessoas.





Foi então que conhecemos um importante empresário de dupla nacionalidade portuguesa e angolana, o Sr Joaquim Silva, que é proprietário, entre outros, do hotel Casper Lodge (nome dedicado ao facto da casa inicial da propriedade estar supostamente assombrada). Este convidou-nos e ao Dr Estevão para um 2º pequeno-almoço nesta propriedade...e que pequeno-almoço...segundo ele poderíamos pedir qualquer coisa que não encontrávamos...mas já havia de tudo um pouco...scones, pão de queijo, vários tipos de pão e queijo, vários doces caseiros, natas, diversos sumos, os habituais ovos mexidos, presunto e fiambre, iogurtes naturais caseiros, frutas, manteiga portuguesa de alcochete, pastéis de nata, bolo de laranja...e no final, um expresso! Depois deste banquete fomos conhecer o complexo (para “desmoer”) – muito jeitoso (de um nível que não esperaríamos vir encontrar em angola, no entanto, começamos a compreender que por aqui há gente muito pobre, mas também há gente muito rica e pelo que parece, é difícil arranjar uma vaga neste hotel, já que está habitualmente cheio...mínimo 180 dólares/noite).













Um pequeno bambi, órfão, criado por uma cadela.











Mais umas fotos de África...







Regressados a casa, esperáva-nos um 2º banquete...é que hoje é o dia de “thanksgiving” no Canadá. Estávamos assim convidados para o almoço em família. Veio a única filha do casal que está em Angola, acompanhada do namorado angolano. Menú: perú recheado no forno (“stuffing” delicioso) + puré de batata + puré de abóbora menina + molho de arandos (“cranberries”) – típico do Canadá + salada. Para sobremesa, já que ainda estávamos com fome, cheesecake de amoras + chá/café. Como se vê, passamos muita fome em África.Tarde para descansar e estudar um pouco. Vimos o filme “Roman Holiday” todos juntos e depois cada um foi à sua vida...ao fim da tarde um pequeno passeio para conhecer melhor o “mitcha” – uma palavra para designar o agrupamento de casas em que estamos.













"Our feet on Africa"


Até amanhã...












9 comentários:

  1. Claramente não respeitas o pessoal africano que anda a passar fome, sua enfardadeira portuense...

    ResponderEliminar
  2. Sempre me ensinaram que não se deve estragar comida.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos dois!
    Continuem a narrativa dessa fabulosa experiência! Os textos e as fotografias são espectaculares!
    Aproveitem muito!
    Beijinhos,
    Ana Povo

    ResponderEliminar
  5. Hummm...eu acho que vocês estão a comer melhor por aí, do que nós por cá...sniff...sniff...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Só soube hoje do vosso blog e apartir de agora serei leitora assídua por isso continuem a publicar! já estão registados no meu reader!!! Boa sorte, bom trabalho e divirtam-se!!! Beijinhos aos dois

    Joana CArdoso

    ResponderEliminar
  7. Olá Grandes Internos Destemidos,

    Estou extasiado com o blog e as vossas experiencias!
    Parabéns e continuem a fazer bem o vosso trabalho, partilhar o vosso calor humano e a aprender cirurgia.
    Abraço,
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana e Jorge gostamos muito. Vamos ser seguidores do vosso blog . Esperemos que se divirtam a cortar nos outros bjs dos afilhados :Filipe , Beatriz e Catarina .

    ResponderEliminar
  9. Para não acabarem com o blog vamos escrever quase todos os dias ! =) <3 Pois têm aqui um blog interessante !!!!!!!
    Com saudades : afilhados e papás!

    ResponderEliminar