sábado, 6 de outubro de 2012


2º Dia de Trabalho... Sábado?...

Parece que sim... mas como é sábado acordamos mais tarde, o pequeno almoço foi às 8 horas!...
Ligam para o Dr Estevão de manhã, entrou um doente na Clínica, um pós-operatório de herniorrafia com um hematoma que não regride, dor e com aparente hemorragia da ferida, pelo que é contactada a equipa para abrir uma sala de bloco, mas uma vez que já íamos ao hospital ver os pós-operatórios de ontem, junta-se o “útil” ao “agradável”.

Chegados ao Hospital às 10 h, enquanto vamos observar os nossos doentes do dia anterior, o Dr Estevão foi indo para o bloco.

Primeiro fomos observar o doente da Margarida, acordámos o doente que aparentava estar bem disposto, sem queixas de relevo...ao levantar o lençol para observar o abdómen, verificámos que o lençol estava com sangue e o penso completamente repassado com sangue. Fomos falar com os enfermeiros, contámos-lhes o que tinhamos visto, ao que responderam que os pensos começavam na cama 1 até chegar ao nosso doente, tudo bem... então nós fazemos o penso... Ah! Oh!... espanto e admiração... diz o enfermeiro, “oh doutora, não fica bem...”, no entanto o penso foi imediatamente realizado. Já sem hemorragia, refizemos o penso, no entanto uma falha de material com a qual não contávamos – Mefix – prendem com aquele adesivo que usamos para afastar as nádegas nos QSC mas com menos poder de cola – Dr Estevão depois de ver o penso referiu que iríamos ganhar o prémio por mais adesivo gasto...  :)

O meu doente estava clinicamente bem, o penso ligeiramente repassado, ao referir que se poderia trocar o penso hoje, o enfermeiro respondeu, amanhã vai sangrar também...

Para o Bloco Operatório, o Dr Estevão estava a terminar, não encontrou qualquer ponto de hemorragia activa, mas tinha um hematoma muito volumoso pelo que colocou um dreno e encerrou a ferida com Catgut.






          Aproveitámos a ida à Clínica para desempacotar as malas recuperadas...


                            

                                


Dr Estevão gostou mesmo, ajuda preciosa...
Trouxemos também como oferta de última hora material de Oftalmologia, oferta do meu pai, que foi muito apreciada. Foi proposto pelo Dr Estevão ir a casa do Dr Collins (oftalmologista) entregar-lhe em mão esse material. Antes de sair, o Dr Timothy, médico escalado para dar apoio este sábado, tinha umas dúvidas numa doente da urgência.



Doente com dor epigástrica/HDdto, com teste positivo da gota espessa e citólise hepática, interpretado como crise aguda de malária, com dor não controlada. À nossa observação sem critérios de gravidade, apirética, abdómen sem sinais de irritação peritoneal. No entanto e, também pelo facto de ter sido colecistectomizada 1 ano antes por litíase vesicular sintomática (COL LAP em Windhoek), havia que excluir colangite e pancreatite por litíase residual...O doseamento das bilirrubinas não está disponível...A Margarida fez uma ecografia abdominal... com um aparelho genial – Macbook pro + hardware de ecografia acoplado. Excluída complicação litiásica. Diagnóstico provável Gastrodoudenite...



Fomos então a Humpata ter com o Oftalmologista, mas não o apanhámos em casa.





                                          


De volta a casa para o Almoço....
“Confort food” – massa com cogumelos, atum e natas no forno... hummmmmm.... excelente!...

De tarde e até às 16 horas estivemos em casa, passando o tempo entre repousar, actualizar o blog e falar pelo Skype.

Às 16 horas saída para o passeio... a Tundavala! Mais do que falar, vejam...
















Na volta passámos num chalet o originalmente designado  “Le Chalet”, cujos donos têm uma fábrica de queijo, comemos umas sandes de queijo e uma linguiça angolana... uma delícia.







De volta a casa para o jantar, hoje sopa de nabo e raquelete de queijo com pão...


Acabámos de jantar às 20 horas e o Dr Estevão e  sua esposa Peggy põem a conversa em dia com os filhos, um filme do James Bond, um episódio da série Monk, um banho e cama!





ATENÇÃO! ATENÇÃO!

POR FAVOR COMENTAR NO BLOG, APESAR DE GOSTARMOS MUITO DOS EMAILS PESSOAIS RECEBIDOS, COMENTÁRIOS, GERAM COMENTÁRIOS....






6 comentários:

  1. Portanto, continuamos sem comentários no BLOG, necessitamos de motivação para continuar a escrever todos os dias...

    ResponderEliminar
  2. Fenomenal!! Simplesmente fantástico! Não fazia a mínima ideia, mas está a ser uma leitura muito interessante da vossa estadia por esses lados. Espero que se divirtam, aprendam e sobretudo ajudem muito quem mais precisa e nada tem! Um forte abraço destes lados! BOM TRABALHO!!

    ResponderEliminar
  3. É isso Pinto!!! O pessoal não comenta, porque fica sem palavras com a vossa excelente narrativa, mas no fundo é como se houvesse montes de comentários! Vê lá se encontras algum jovem futebolista promissor para trazeres na mala de volta! E sempre de olho na carteira, já sabes! Abraço, Roriz

    ResponderEliminar
  4. Muito giro, muita coragem.
    Continuacao debom trabalho e felicidades.
    Abracos,
    Shrek

    ResponderEliminar
  5. Olá, Olá:) Comecei ontem a ler o blog e já vi que há imensas novidades! Já sabes Meg como eu não sou de medicina a parte da narrativa dos casos clínicos e as imagens dos tumores eu passo à frente, porque sou leiga na matéria. Mas quanto às imagens e às histórias, principalmente das refeições diferentes é muito engraçado! Fiquei curiosa por saber algo mais sobre costumes e tradições diferentes, por isso toca a escrever sobre essa parte:) Não fixei foi quanto tempo vocês vão ficar por aí, depois diz-me. Quando chegares aguarda-te jantarito com comida bem portuguesa!Beijinhos grandes para os dois e vou aguardando notícias!

    ResponderEliminar
  6. Meus caros amiguinhos de longa data, só tenho algo a dizer...uma delícia de blog :) :) :) E continuem a manter-nos informados, é com muito orgulho que vejo o fantástico trabalho que estão a fazer. Muitos parabéns. E só para vocês...depende :p Até breve, a amiga de longa data...Sofia

    ResponderEliminar