quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Últimos dias na Clínica

De 2ª a 5ª feira...


Chegou do Canadá o Dr Joshua, Ortopedista que vem ajudar na Clínica, sendo que nestes dias o plano operatório foi adaptado, contemplando assim infelizmente muito mais casos do foro ortopédico.


Na 2ª feira foi dia de consulta onde vimos vários casos únicos...






Despedimo-nos dos Cummings que foram trabalhar para Chulo durante 2 semanas.



Estivemos num autêntico mercado angolano...






Realizámos várias cirurgias ao longo da semana, entre uma colecistectomia subcostal, colocação de drenos torácicos, biópsias, enxertos e outros pequenos procedimentos...

O último dia foi de consultas...estivemos num consultório à parte e observámos vários casos, desde fístulas rectovaginais, dores abdominais e genitais, lesões da pele para éxerese, um bebé com uma lesão cística intra-abdominal gigantesca que inscrevemos para exploração intraoperatória, um jovem de 17 anos com ânus imperfurado colostomizado em criança... uma grande variedade de consultas.

Horário muito "puxado"




E assim passou 1 mês...parece que ainda ontem estávamos a chegar e já estamos a acabar! Por um lado, as saudades de casa já são muitas, por outro lado adorávamos ficar mais 1 ou 2 meses para estar mais tempo em Kalukembe e ir ajudar outras missões (como Cavango, onde trabalham a irmã e o cunhado do Dr Foster...) – missões estas ainda mais necessitadas.







As carências deste Povo são muitas e ainda mais neste momento, em que o Governo faz um novo investimento financeiro na Saúde Angolana, mas mantendo-se lacunas sobretudo ao nível da formação dos profissionais da Saúde. Há ainda muito espaço para estrangeiros que queiram ajudar e o auxílio de trabalhadores especializados é preciosa.









Esta experiência foi inesquecível mas a nossa atitude permanece como já era anteriormente, de ajuda e entrega.


Até já.

2 comentários:

  1. Não hão de faltar cirurgiões doravante em Angola: à velocidade a que eles estão a sair ali de Matosinhos... Só este ano já lá vão 5 !!!

    ResponderEliminar
  2. Um mês passado, mas alguma me diz, que esta nova aventura só estará agora no início!
    E agora desculpem abusar do vosso blogue.... Dr.Filipe.... 5 cirurgiões que saíram este ano.... ando mesmo longe, porque só conto 3! Mas felizmente ainda há opções no nosso país... e mudar faz muito bem! Felicidades!

    ResponderEliminar